O minstro das Finanças reafirmou esta segunda-feira que, neste momento, a economia portuguesa ainda não está em condições de permitir uma descida dos impostos.Teixeira dos Santos respondia a um pedido da Associação Industrial Portuguesa nas comemorações dos 170 anos da AIP.
O minstro das Finanças reiterou hoje que, neste momento, a economia portuguesa ainda não está em condições de permitir uma descida dos impostos.
Teixeira dos Santos respondia, assim, a um pedido da Associação Industrial Portuguesa nas comemorações dos 170 anos da AIP.
O presidente da associação, Rocha de Matos, defendeu que uma «redução de cinco por cento no IRC seria um estímulo importante».
No entanto, segundo o titular da pasta das Finanças, «enquanto não estiver assegurada a consolidação orçamental, de forma a reduzir substancialmente o risco de uma recaída, não faz sentido uma descida dos impostos».
O governante considerou ainda que tanto a descida do défice como a crise norte-americana não devem ser uma «desculpa» para a redução dos impostos.