economia

Ministro acredita na criação de 150 mil empregos até 2009

O ministro da Economia acredita que o Governo ainda pode cumprir a promessa de criar 150 mil empregos até 2009. Em entrevista à SIC Notícias, Manuel Pinho confirmou ainda que a economia portuguesa vai crescer «perto de dois por cento» em 2008.

O ministro da Economia mostrou-se esperançado em que o Governo pode cumprir a promessa eleitoral de criar 150 mil empregos até ao final da legislatura em 2009.

«Devo manter esse objectivo e tenho confiança em que vamos lá chegar», afirmou Manuel Pinho, que assinalou a criação de 105 mil empregos, muito embora tenha reconhecido que a taxa de desemprego está nos 7,9 por cento e que 65 mil empregos desapareceram.

Em entrevista à SIC Noticias, o titular da pasta da Economia justifocou esta sua confiança com o facto de acreditar que a economia «vai crescer a um ritmo cada mais próximo da média da Zona Euro».

«A OCDE prevê que isso seja possível em 2009. Gostaríamos que tal acontecesse já em 2008, mas vamos ver se a previsão da OCDE para 2009 se cumpre», acrescentou.

Sobre o crescimento da economia, Manuel Pinho lembrou que se «bateram as expectativas» em 2005, 2006 e 2007 e que em 2008 «a economia vai crescer perto de dois por cento», um crescimento assente na actividade empresarial.

O ministro defendeu ainda que se deve apostar na captação de investimento, no incentivo às exportações e na «requalificação dos recursos humanos».

Manuel Pinho mostrou-se ainda desagradado com as acusações «genéricas» do novo bastonário da Ordem dos Advogados relacionadas com a alegada corrupção no Estado.

«É muito desagradável ouvir essas declarações genéricas», acrescentou Manuel Pinho, que considerou que António Marinho Pinto «deve provar aquilo que diz».

Redação