O PS viabilizou a audição do ex-presidente do Conselho de Administração do BCP, Filipe Pinhal. Esta audição foi possível depois de o PS se ter abstido na votação relativa a esta audição.
O PS viabilizou a audição parlamentar de Filipe Pinhal, proposta que tinha sido feita pelo PSD a propósito da supervisão do sistema bancário e das alegadas irregularidades no BCP.
A audição do ex-presidente do Conselho de Administração do maior banco privado português foi viabilizada graças à abstenção dos socialistas, quer votaram contra a ida ao parlamento do empresário Joe Berardo, também ligado a este banco.
«No último requerimento do Bloco de Esquerda para ouvir sobretudo um accionista, que era o que estava em causa, agora já se passou para uma outra área, que é diferente, que é uma pessoa que teve responsabilidades no próprio banco», comentou o deputado social-democrata Patinha Antão.
Com a vinda de Filipe Pinhal na próxima semana, o PSD adia também uma decisão definitiva sobre a necessidade de se constituir uma comissão de inquérito parlamentar à supervisão bancária, algo que tem sido prometido, mas sempre adiado.
Advinha-se assim o chumbo a esta proposta de criação de uma comissão parlamentar neste sentido, defendida pelo CDS-PP e que será votada na sexta-feira.