José Sócrates diz que os dados do Instituto Nacional de Estatística mostram que a economia portuguesa está no mesmo caminho das melhores economias europeias e acredita que o desemprego vai começar a diminuir. Em 2007, o PIB cresceu 1,9 por cento superando as previsões do Governo.
José Sócrates está satisfeito com os resultados da economia portuguesa, já que a meta do Governo apontava para um crescimento de 1,8 por cento, mas mesmo assim o primeiro-ministro não quer entrar em triunfalismo.
«Este crescimento é uma boa notícia para os portugueses e para a economia portuguesa, e indica que a economia portuguesa está mais forte, mais resistente as dificuldades e que está no bom caminho», salientou Sócrates.
O primeiro-ministro salvaguardou que não quer falar «em triunfalismo, nem num optimismo exagerado», mas garantiu que Portugal está «no mesmo caminho das melhores marcas de crescimento europeu».
Também os dados do Eurostat apontam nesse sentido. O gabinete europeu diz que a economia portuguesa foi uma das três da União Europeia que acelerou no quarto trimestre de 2007 contrariando a tendência de abrandamento da generalidade dos países comunitários.
Para além de Portugal a tendência de aceleração só se verificou na Holanda e Eslováquia.
Sócrates espera descida desemprego
O primeiro-ministro diz ainda esperar que o crescimento da economia seja acompanhado por uma descida dos números do desemprego.
«A partir deste nível de crescimento já podemos contar com uma descida do desemprego porque a economia portuguesa já está a criar emprego», afirmou o primeiro-ministro, sublinhando que «são mais 100 mil postos de trabalho».
Os números sobre o desemprego vão ser revelados amanhã pelo INE.