economia

Cavaco quer economia portuguesa menos concentrada na UE

O Presidente da República disse esta segunda-feira em Petra, na Jordânia, que a economia portuguesa precisa de diversificar os seus mercados para ficar menos vulnerável às crises financeiras internacionais.

No final da visita à Jordânia, o Chefe de Estado disse que Portugal «tem de intensificar os contactos com os países do golfo e da Arábia Saudita». «Portugal tem toda a vantagem em diversificar porque fica menos vulnerável às crises», acrescentou.

Referindo-se às oportunidades do mercado jordano para as empresas nacionais, o Presidente da República destacou os sectores dos cimentos, equipamento e gestão hospitalar, energia e têxteis como estando muito bem colocados para penetrar neste mercado árabe.

Ao falar da necessidade de diversificação dos mercados, Cavaco Silva disse que a economia portuguesa não deverá ser muito afectada. Exactamente porque se diversificou, nomeadamente para «mercados emergentes como Angola e a Rússia e com a Arábia Saudita», afirmou.

«Nós já estamos a diversificar», assegurou, acrescentando que «existe também um grande mercado nos países árabes incluindo países produtores de petróleo».

«Os nossos empresários não conheciam a Jordânia (...) e eu tive a oportunidade de visitar esta maravilha [Petra] porque tive a sorte do rei me ter emprestado o seu helicóptero para cá vir», realçou.

Cavaco impressionado com beleza de Petra

O Chefe de Estado mostrou-se «impressionado» com a beleza natural da cidade milenar de Petra que sobrevoou de helicóptero acompanhado pela mulher, Maria Cavaco Silva, e pela ministra do Turismo da Jordânia.

Quando passou pelo local onde foi filmada uma das sagas de Indiana Jones, Cavaco Silva mostrou-se impressionado com a beleza natural daquele tesouro de pedra. «Foi dos cenários mais bonitos que alguma vez visitei na minha vida», afirmou o Presidente da República.

«Eu conheço-o!», exclamou, Cavaco Silva a dado momento da sua vista a Petra dirigindo-se para o seu guia oficial, o Director do Parque Arqueológico de Petra, Suleiman Farajat, que assentiu com a cabeça.

O responsável pelo parque recordou então que tinha estado em Lisboa no Verão passado por ocasião da escolha das 7 maravilhas do Mundo, em que Petra também foi escolhida.

Cavaco Silva regressa esta noite a Lisboa, via Paris, em avião comercial, depois de ter cedido o seu Falcon para transportar o ministro dos Negócios

Estrangeiros, Luís Amado, que participou segunda-feira no Conselho Europeu de Bruxelas.

Redação