economia

BCP vai fazer aumento de capital

O Banco Comercial Português (BCP) vai realizar um aumento de capital de 1,3 mil milhões de euros, destinado a repor rácios e financiar a sua expansão. O anúncio foi feito pelo presidente da instituição financeira, no dia em que apresentou uma queda dos lucros de 27,8 por cento.

Carlos Santos Ferreira, que falava na conferência de apresentação dos resultados de 2007, disse que o aumento de capital foi já tomado firme pela Merrill Lynch e pela Morgan Stanley.

A operação «destina-se não só a repor os rácios de solvabilidade, mas também a financiar a expansão do banco sobretudo no exterior», explicou.

Santos Ferreira salientou que o aumento de capital foi aprovado por unanimidade pelo conselho de administração executivo, pelo Conselho Geral e de Supervisão e pelo Conselho Superior do banco.

Banco não vai pagar dividendos

Santos Ferreira anunciou ainda que o banco não vai pagar 90 milhões de euros de dividendos remanescentes de 2007, adiantando que a instituição pagou 133 milhões de euros de dividendo intercalar.

Foi igualmente anunciado que resultados líquidos do maior banco privado português caíram 27,8 por cento no ano passado, face a 2006, para 563 milhões de euros.

Este resultado é melhor do que o esperado pelos analistas, que previam uma quebra de, pelo menos, 30 por cento, face aos 780 milhões de euros registados em 2006.

Redação