economia

Portugal está no bom caminho mas tem muitas desigualdades

Um relatório da Comissão Europeia recomenda que Portugal tem de apostar no crescimento económico e no controlo rigoroso da despesa como estratégia para uma política de emprego. Bruxelas considera que Portugal está no bom caminho mas sublinha que o país ainda está muito marcado pelas desigualdades sociais.

A Comissão Europeia sublinha que Portugal é um dos 27 Estados da União Europeia com maiores níveis de pobreza persistente e mais desigualdades na distribuição de rendimentos.

No relatório conjunto sobre o Emprego, a comissão considera, no entanto, que em 2007 foram feitos progressos satisfatórios ao nível «da aplicação do Programa Nacional de Reforma, assim como na correcção dos desequilíbrios orçamentais e na promoção de reformas sustentáveis na função pública».

Entre o que falta ainda fazer, é sublinhada a «consolidação das finanças públicas», nomeadamente «melhorando simultaneamente a sua qualidade e sustentabilidade e orientação das despesas públicas para o reforço potencial de crescimento de Portugal».

Outras prioridades são «a melhoria do sistema educativo, nomeadamente através do aumento dos níveis de habilitações e de uma redução do abandono prematuro da escolaridade» e a «modernização do dispositivo de protecção do emprego, por forma a reduzir a segmentação do mercado de trabalho».

Portugal deverá ainda «prosseguir os seus esforços tendo em vista modernizar o dispositivo de protecção do emprego (...) no quadro da abordagem da flexigurança».

Redação