economia

Autarquia desloqueia 20 milhões para pagar dívidas

A Câmara Municipal de Lisboa desbloqueou 20,4 milhões de euros para pagar dívidas. O presidente António Costa recordou que o grosso da dívida da câmara ainda está por resolver, pois só os cem maiores credores da autarquia têm a receber 232 milhões de euros.

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou, na quarta-feira, uma alteração ao orçamento que permitiu a libertação de 20,4 milhões de euros para o pagamento das dívidas da autarquia.

O autarca António Costa explicou este dinheiro não servirá para pagar juros de dívidas, muito embora originalmente, em parte, esta verba fosse para pagar os juros do empréstimo que o Tribunal de Contas chumbou na semana passada.

«Quinze milhões são financiados pela verba que estava inscrita no orçamento para pagamento dos juros do empréstimo que nos foi recusado», precisou.

António Costa esclareceu ainda que os «outros 5,4 milhões são mobilizados da mesma conta de juros».

«O problema não está resolvido, o grosso da dívida continua por pagar», admitiu o presidente da autarquia da capital, que lembrou que os cem maiores credores da câmara têm a receber 232 milhões de euros.

O presidente da câmara de Lisboa explicou ainda que com esta alteração ficou esgotada a «capacidade de financiamento próprio» da autarquia, havendo «incerteza na realização do orçamento» para este ano.

António Costa explicou ainda que estes 20,4 milhões de euros servirão para «responder a empresas com pressão muito grande», tendo ainda notado a situação financeira de muitas empresas municipais que muitas vezes geram um «endividamento em cadeia».

Redação