economia

Governo anuncia programa jovem com 600 mil euros

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, revelou esta terça-feira, no Parlamento, que o Governo vai lançar um programa de apoio ao empreendorismo jovem, com u ma verba inicial de 600 mil euros, denominado Finicia Jovem.

O programa resulta de uma parceria entre o Instituto Português da Juventude (IPJ) e o IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e Inovação) e sucede ao Programa Finicia, que estava vocacionado para o apoio ao financiamento no arranque de empresas.

O programa desenvolve-se sobre três objectivos fundamentais: atendimento especializado para jovens em cinco espaços do IPJ (um por região), apoio a projectos educativos para jovens e estudantes que promovam o espírito de empreendorismo e verbas de apoio ao financiamento directo através da oferta de planos de negócios para jovens.

O secretário de Estado Laurentino Dis explicou que este programa pretende criar novas oportunidades de trabalho «estimulando a inovação e o empreendorismo» dos jovens.

A apresentação pública do programa deverá acontecer no dia 14 de Março, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, segundo revelou Laurentino Dias durante a audição na Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura.

Redação