economia

Ministro admite baixar os impostos para estimular consumo

O ministro das Finanças admitiu, esta sexta-feira, que pode vir a descer os impostos, como forma de estimular o consumo nas famílias portuguesas, mas alertou que só o poderá fazer quanto as contas públicas estiverem de acordo com as normas da UE.

O ministro das Finanças disse, esta sexta-feira, que está a avaliar a possibilidade de descer os impostos em Portugal, depois de o Governo ter sempre garantido que não havia margem de manobra para tal.

Numa entrevista ao jornal Wall Street Journal, Teixeira dos Santos disse que está a ponderar reduzir os impostos, como forma de estimular o consumo nas famílias portuguesas.

O ministro reconheceu que a politica fiscal restritiva imposta pelo Governo para reduzir o défice teve um impacto negativo no crescimento da economia, acrescentando, no entanto, que as políticas orçamentais prudentes promovem a estabilidade e o desenvolvimento económico a longo prazo.

O titular da pasta das Finanças sublinhou que a redução só poderá vir a acontecer quando as contas públicas estiverem de acordo com as normas exigidas pela União Europeia.

Teixeira dos Santos frisou ainda que qualquer politica está disposto a baixar os impostos, pelo que o Governo está a olhar de perto para a situação para decidir quando poderá reduzir a carga fiscal.

Redação