Para tentar evitar novos protestos, a REN (Redes Energéticas Nacionais) vai lançar uma consulta pública sobre o seu plano de investimento para o sector eléctrico, que vai implicar um investimento de 240 milhões de euros por ano entre 2009 e 2014, num valor total de 1.434 milhões de euros.
A REN-Redes Energéticas Nacionais vai investir 240 milhões de euros por ano entre 2009 e 2014, num valor total de 1.434 milhões de euros, na modernização da rede eléctrica, anunciou hoje José Penedos.
Um plano que antes de ser aplicado vai ser sujeito a uma consulta pública para evitar novas polémicas. Durante um mês, a REN vai divulgar e debater as zonas do país que vão receber novas redes.
José Penedos, presidente da empresa, considera que esta consulta pública tem muitas vantagens, porque a REN «acredita que é importante ouvir a opinião de quem conhece o território».
«Além disso, acreditamos que se este processo for bem conseguido haverá menores dificuldades na realização das infra-estruturas na fase de execução», o que será positivo para todo o país, defende Penedos, já que é «quanto menos tempo se perder a começar a fase execução melhor».
José Penedos espera receber contributos de todos os interessados sobre a avaliação dos locais com novas infra-estruturas.
«Queremos mostrar às pessoas quais são as zonas que vão ser afectadas por novas infra-estruturas, e esperamos que durante esse mês tenhamos contributos», salienta o responsável.
Segundo a REN, este desenvolvimento da rede vai garantir o abastecimento futuro dos consumos de energia eléctrica, incluindo o aumento do consumo originado pelas redes ferroviárias de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, Porto e Vigo e Lisboa e Porto.