economia

Portugueses vão pagar empréstimos mais caros

O governador do Banco de Portugal sublinha que é provável que nos próximos tempos os bancos façam reflectir nos preços dos produtos que oferecem aos clientes os custos da crise no mercado de capitais. Os portugueses vão pagar empréstimos mais caros à banca. Vítor Constâncio considera também que não há condições para baixar os impostos.

O governador do Banco de Portugal defendeu esta ideia no Fórum da Banca e do Mercado de Capitais, uma iniciativa do Diário Económico.

Vítor Constâncio alertou que os portugueses vão pagar os empréstimos à banca mais caros dentro de pouco tempo, na sequência da crise do subprime e da falta de liquidez nos mercados monetários.

«Até agora, os bancos não reflectiram isso concretamente, mas a continuação desta situação, se não houver uma normalização nos mercados internacionais, terá reflexos no preço a que os bancos oferecem os serviços aos seus clientes», acrescentou o governador.

Nesta ocasião, Constâncio considerou, tal como o primeiro-ministro, que não há ainda condições para que o Governo possa descer os impostos.

Vítor Constâncio não dá sequer como certo que uma redução da carga fiscal tenha um efeito positivo na economia e lembra também que até 2010 o país está sujeito a regras muito apertadas englobadas no Programa de Estabilidade e Crescimento.

Redação