economia

Euro supera novo recorde

A valorização é diária. O euro voltou esta quinta-feira a bater um novo recorde contra o dólar e suplantou os 1,56 dólares, atingindo a marca de 1,5625 dólares. Alguns analistas consideram que as últimas declarações de George W. Bush não ajudaram a "moeda verde".

As preocupações em relação à recessão económica nos EUA, aliadas à queda de um fundo ligado ao gigante Carlyle, constituem a justificação para a perda de valor do dólar perante as moedas internacionais.

A divisa dos EUA caiu em relação ao iene, atingindo um mínimo desde 1995, depois do Carlyle ter anunciado que não chegou a acordo com os bancos credores, que vão tomar controlo dos activos do grupo de capital de risco.

Assim, a companhia acumula uma dívida de 16,6 mil milhões de dólares, devido à imprudência do seu fundo Carlyle Capital, que investe quase exclusivamente em crédito hipotecário.

Numa entrevista à cadeia pública de televisão do país, o presidente dos EUA, George W. Bush, reiterou o seu compromisso com um dólar forte, tendo sublinhado que a queda da moeda norte-americana não é uma boa noticia para essa política.

«As declarações de Bush foram o mais dúbio possível. Alguns podem interpretar essas declarações como uma aceitação tácita que estamos perante uma ampla desvalorização do dólar», disse à Bloomberg Brian Dolan, director de análise do Forex.com.

Redação