economia

EN125 vai estar requalificada em 2010

O primeiro-ministro anunciou, este domingo, que a requalificação da EN125 exige um investimento de 150 milhões de euros e deverá estar concluída em 2010. O objectivo é «salvar vidas» e desenvolver o turismo algarvio, acrescentou.

O primeiro-ministro anunciou, este domingo, que a requalificação da Estrada Nacional 125, a via portuguesa com o segundo maior número de acidentes, exige um investimento de 150 milhões de euros e deverá estar concluída em 2010.

No lançamento do concurso para a concessão do projecto de recuperação da estrada, cujas obras deverão começar no final do ano, José Sócrates fez questão de sublinhar que o projecto visa reduzir a sinistralidade e promover o desenvolvimento turístico do Algarve.

«A EN125 é uma das estradas mais perigosas e com maior sinistralidade do país», pelo que «não podíamos assistir indiferentes à manutenção dos padrões rodoviários muito baixos» existentes na via, disse o chefe do Governo, acrescentando que o projecto de melhoramento visa sobretudo «salvar vidas».

As obras, cuja adjudicação deverá ser feita até ao final do ano, prevê a eliminação dos pontos negros em matéria de acidentes, a construção de rotundas em vez de cruzamentos e quatro variantes em Faro, Olhão, Portimão e Lagos.

No final do lançamento, o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações assegurou que estas obras de requalificação não significam a introdução de portagens na Via do Infante.

«Quem defende a introdução de portagens na Via do Infante», bem como na auto-estrada transmontana e na SCUT da Beira Interior, «é a direcção do PSD», frisou Mário Lino, acrescentando que «não está em nenhuma intenção do Governo introduzir portagens».

Redação