A Associação Nacional de Transportes Pesados de Passageiros (ANTROP) está satisfeita com a medida anunciada pelo Governo de redução do preço do gasóleo para pesados de passageiros. Já a ANTRAM (Transporte de Mercadorias) está preocupada com o facto do sector de mercadorias não estar abrangido pela medida.
O presidente da ANTROP, Cabaço Martins, diz que é uma medida que a associação considera «fundamental para o equílibro do sector e para a criação de condições de diferenciação positiva dos transportes públicos».
Em declarações à TSF, o responsável explicou que «o mais difícil», durante as negociações com a secretaria de Estado dos Transportes, «foi encontrar o momento em que houvesse vontade política».
«Ficamos satisfeitos por o Governo ter finalmente assumido uma medida que consideramos fundamental para dar um sinal às pessoas de que é importante para o mundo em geral - por motivos ecológicos - a utilização dos transportes públicos», salienta.
Já a Antram (Associação de Transporte de Mercadorias), mostra-se surpreendida no mau sentido, «porque não espera que este anúncio visasse apenas os transportes de passageiros».
Caso a medida não seja alargada ao transporte de mercadorias, a Antram assume estar contra esta medida.
«Formalmente o Governo ainda não fechou a porta», diz António Mouzinho, presidente da associação, acrescentando que «se esta medida não se aplicar aos transportes de mercadorias será um serio revés para o sector».