O ministro das Obras Públicas entende que a nova rede de estradas na região Oeste poderá reduzir a sinistralidade na zona para metade. A cerimónia de abertura do concurso destas estradas acontece, esta segunda-feira, em Leiria.
O ministro das Obras entende que a nova rede de estradas que vai ser construída no distrito de Leiria poderá reduzir para metade a sinistralidade rodoviária existente na região Oeste.
«Esta rede de estradas vai permitir uma maior consolidação da mobilidade na região do Oeste e prevê uma redução na ordem dos 50 por cento na sinistralidade nesta zona», acrescentou Mário Lino.
Ouvido pela TSF, este ministro destacou a construção da variante de Alcobaça e da chamada variante da Batalha (IC2), que permitirão afastar o trânsito destas duas cidades.
A variante da Batalha vai ligar S. Jorge a Leiria numa extensão de 14 quilómetros, representando um investimento de 33 milhões de euros, naquele que será desvio à actual EN1 que passa por esta cidade.
Neste grupo de estradas está também incluída a ligação de 6,5 quilómetros entre a A1 e a A8, que ficará conhecida como IC36 e que vai custar 36 milhões de euros, uma via que terá portagens, já que terá perfil de auto-estrada.
A cerimónia de abertura do concurso de concessão destas novas estradas, que inclui um investimento de 260 milhões de ueros para 80 quilómetros de estradas, acontece, esta segunda-feira, em Leiria, com a presença do primeiro-ministro José Sócrates.