economia

BCE pronto para subir taxas se inflação o exigir

Dois membros do Banco Central Europeu (BCE) deram, esta sexta-feira, a entender que a instituição está pronta para subir as taxas de juro se os níveis de inflação assim o exigirem.

O BCE «irá agir» para limitar a pressão de preços «alarmante» se o seu objectivo de inflação estiver ameaçado, afirmou hoje Alex Weber num discurso no Luxemburgo.

O objectivo de médio prazo do BCE é de uma taxa de inflação de 2,0 por cento.

Em Fevereiro, a taxa de inflação da Zona Euro subiu para 3,3 por cento, o nível mais elevado em 14 anos.

Juergen Stark, outro membro do BCE, afirmou que «não pode assegurar» que a taxa de referência do Banco Central Europeu (BCE) está num nível suficientemente alto para conter a inflação.

A taxa de juro encontra-se nos 4,0 por cento, o valor mais elevado de seis anos.

O BCE, ao contrário de outros bancos centrais, nomeadamente da Reserva Federal norte-americana, não tem baixado a taxa de referência, apesar da crise no crédito hipotecário de alto risco.

Redação