O primeiro-ministro inaugurou, esta tarde, uma via exclusiva para o acesso dos veículos de transporte de mercadorias ao Porto de Leixões. Os cerca de dois quilómetros de estrada, assim como um novo método de controlo das entradas e saídas de mercadorias, vão permitir que milhares de camiões deixem de ter de circular pelo interior da cidade de Matosinhos.
São duas infra-estruturas que vão libertar o interior de Matosinhos de cerca de dois mil movimentos de camiões por dia. A via interna de ligação ao Porto de Leixões e a nova portaria foram inauguradas ao início da tarde pelo primeiro-ministro.
José Sócrates salientou a importância do Porto de Leixões nas exportações e no desenvolvimento da economia.
«O Porto de Leixões é um exemplo e por isso aqui venho, para que possamos dar um sinal a todos de que o investimento na actividade portuária é determinante para o sucesso económico do país», disse.
Os dois quilómetros da nova via são para a secretária de Estado dos Transportes sinal de rapidez e eficiência no acesso rodoviário.
O investimento da via de ligação e do acesso ronda os 34 milhões de euros, mas o objectivo é investir mais. O Porto de Leixões vai contar com uma nova plataforma logística, um novo terminal de cruzeiros e um tribunal multiusos.