economia

Governo escolhe traçado Chelas-Barreiro

O Governo optou pelo traçado Chelas-Barreiro para a terceira travessia sobre o Tejo, seguindo a recomendação do estudo comparativo do LNEC, apurou a TSF. Esta opção permite ao Executivo cumprir os prazos para a linha de alta velocidade Lisboa-Madrid.

O Governo decidiu que a nova ponte sobre o rio Tejo vai ligar Chelas ao Barreiro, seguindo a recomendação do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), revelou à TSF uma fonte do Executivo, acrescentando que a decisão deverá ser anunciada, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros.

No estudo comparativo que elaborou entre os traçados Chelas-Barreiro e Beato-Montijo para a terceira travessia sobre o Tejo, o LNEC considerou que a segunda opção, proposta por José Manuel Viegas no estudo da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), apresentava pouca fundamentação técnica.

A ponte Chelas-Barreiro, que terá cerca de 13 quilómetros, vai ter tráfego rodoviário e ferroviário, permitindo a passagem do comboio de alta velocidade, para além da rede ferroviária convencional.

A escolha da ligação Chelas-Barreiro permite ainda ao Governo cumprir os prazos negociados com Espanha para o início da linha de alta velocidade Lisboa-Madrid em 2013, já que, segundo a Rede Nacional de Alta Velocidade (RAVE), se a escolha fosse Beato-Montijo, essa ligação sofreria um atraso de três anos.

A nova travessia representa um custo estimado de 1700 milhões de euros, 600 milhões dos quais para a alta velocidade.

Redação