A multinacional norte-americana Tenneco está interessada em ficar com a fábrica da Delphi que vai fechar em Ponte de Sor, podendo tirar do desemprego 300 trabalhadores, revelou à TSF um sindicalista, após uma reunião com o chefe do gabinete de Sócrates.
O chefe do gabinete do primeiro-ministro confirmou, esta terça-feira, numa reunião com aos trabalhadores da Delphi, que a multinacional norte-americana Tenneco está interessada em ficar com a fábrica que vai fechar em Ponte de Sor.
«A pessoa que recebeu a nossa comissão sindical disse que vai imediatamente entrar em contacto com o Ministério da Economia para que se desenvolvam todos os esforços para trazer para Portugal essa empresa, uma grande empresa multinacional», revelou à TSF o sindicalista Nelson Freitas.
O representante sindical adiantou que se a multinacional for para Ponte de Sor irá «empregar 300 pessoas», resolvendo a situação de grande parte das 450 pessoas que vão ficar sem emprego com o encerramento da Delphi.
Questionado sobre o facto de o Governo prometer reencaminhar os trabalhadores despedidos das indústrias da Delphi e da Yazaki para a formação profissional e para a criação das suas próprias empresas, o sindicalista considerou que essa não é a melhor solução.
«Formação profissional para fazer o quê aqui em Ponte de Sor», questionou o representante do Sindicato dos Trabalhadores da Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás (SINQUIFA), enumerando vários exemplos de empresas que estão a encerrar no distrito.