economia

Oposição preocupada com dados do FMI sobre Portugal

Os partidos da oposição declaram-se preocupados com as previsões do FMI divulgadas esta quarta-feira e que indicam uma diminuição do crescimento económico e o aumento da dívida externa, em Portugal.

O deputado do PSD, Patinha Antão, pede ao Governo para mudar de rumo e sublinha que não é só o FMI que está pessimista mas também «a OCDE, a comissão europeia e o Banco de Portugal».

«Em função da gravidade destes problemas, o ministro das finanças deve reagir e adoptar politica objectivas para evitar o agravamento económico e social, que o FMI veio amplificar», disse o deputado do PSD.

Já Agostinho Lopes, do PCP, manifesta-se sobretudo preocupado com a estimativa sobre o aumento do desemprego, «que é a mais elevada, pelo segundo ano consecutivo, na zona euro».

Pelo CDS, o líder parlamentar Diogo Feio alerta também para a necessidade de serem adoptadas políticas que criem emprego.

«Se o desemprego vai aumentar é natural que tenhamos más notícias em relação à inflação. A vida dos portugueses vai piorar, porque os estímulos dados à nossa economia não são os correctos», defende o líder parlamentar.

Francisco Louça, do Bloco de Esquerda, mostra-se também preocupado alertando para as dificuldades que os portugueses vão enfrentar ao longo do ano, com o «aumento do desemprego», mais «a recessão e a inflação».

Redação