O projecto para a Eurocidade entre Chaves e Verin vai ser assinado, esta sexta-feira, na expectativa que a união traga vantagens financeiras para os dois concelhos, ao aumentar a circulação de pessoas e a partilha de projectos económicos.
O acordo para a constituição da primeira Eurocidade partilhada por Portugal e Espanha vai ser assinado, sexta-feira, entre os municípios fronteiriços de Chaves e Verin, na expectativa que a união traga vantagens financeiras.
A ideia é estreitar ainda mais as relações já existentes entre os dois concelhos, aumentando a circulação de pessoas e a partilha de equipamentos, serviços e projectos económicos.
O argumento dos responsáveis dos dois municípios é que juntos são mais fortes, tendo em conta que Chaves tem 45 mil habitantes e Verin 15 mil.
Este projecto só agora foi possível de concretizar, depois de Portugal e Espanha terem aprovado legislação para criar o chamado Agrupamento Europeu de Cooperação Transfronteiriça para o Vale do Tâmega para dinamizar a cooperação entre a Galiza e o Norte de Portugal.