economia

Euro volta a bater novo máximo face ao dólar

O euro voltou a bater mais um máximo histórico face à moeda norte-americano, ao cotar-se nos 1,5913 dólares. Este recorde surge apoiado na manutenção quase certa da taxa directora do BCE e na previsão do FMI de uma «ligeira recessão» da economia dos EUA em 2008.

O euro voltou a bater mais um recorde histórico face à divisa norte-americana ao cotar-se, esta quinta-feira, nos 1,5913 dólares, um pouco acima do anterior máximo fixado a 17 de Março com a divisa europeia chegou aos 1,5905 dólares.

Segundo os analistas, este recorde do euro justifica-se pelas perspectivas da manutenção da taxa directora do Banco Central Europeu, que assim deverá continuar estável nos quatro por centro.

Este novo máximo também é resultado do que se acredita poder ser o futuro da economia norte-americana, que deverá sobre uma «ligeira recessão» em 2008, segundo uma previsão do Fundo Mundial Internacional.

Este recorde histórico do euro surge na véspera de uma reunião dos ministros da Finanças do G7, o grupo dos sete países mais industrializados, reunião que está agendada para sexta-feira em Washington.

Redação