O LNEC recomendou que a via ferroviária da ponte prevista para o eixo Chelas-Barreiro entre em funcionamento antes da via rodoviária. O presidente do laboratório adiantou à TSF que o objectivo é criar o «hábito de utilização do transporte colectivo».
O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) recomenda que a via ferroviária da terceira travessia sobre o Tejo, prevista para o corredor Chelas-Barreiro, entre em funcionamento antes da via rodoviária.
Em declarações à TSF, o presidente do LNEC disse que o objectivo desta separação consiste em «criar uma habituação em relação ao transporte colectivo, em detrimento do transporte individual» e «facilitar condições para que as pessoas se habituem a um transporte colectivo de qualidade».
Carlos Matias Ramos defendeu que os comboios comecem a operar «uns meses» antes da via rodoviária, deixando a construção dos acessos rodoviários para uma segunda fase do projecto.
«Todas as obras têm mais do que uma frente de obra e a ponte pela sua dimensão permite isso. Posso começar a trabalhar numa margem e na outra ao mesmo tempo para reduzir o tempo de execução», acrescentou, frisando que em obras de grande dimensão esta separação é «vantajosa».
Segundo a edição desta segunda-feira do Jornal de Negócios, esta ideia foi defendida num anexo ao estudo sobre a terceira travessia sobre o Tejo elaborado pelo LNEC.