economia

Taxa de inflação homóloga acelerou para os 3,1% em Março

A taxa de inflação homóloga acelerou para 3,1 por cento em Março, um valor superior em 0,2 pontos percentuais ao observado no mês anterior, indicou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). O valor médio da Zona Euro é de 3,3 por cento.

Para a formação da taxa de variação homóloga, as contribuições positivas mais significativas foram dadas pelos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, os transportes, a habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis e no lazer, recreação e cultura.

A taxa de inflação homóloga situou-se nos 2,9 por cento no mês de Fevereiro.

A variação média nos últimos 12 meses aumentou para os 2,6 por cento, contra os 2,5 por cento registado no mês anterior.

A variação mensal foi de 1,5 por cento em Março, enquanto que no mês anterior foi nula.

As principais contribuições para a variação mensal do índice de preços no consumidor veio dos artigos de vestuário, calçado e combustíveis e lubrificantes para equipamento para transporte pessoal.

O índice harmonizado de preços no consumidor registou uma variação homóloga de 3,1 por cento, 0,2 pontos percentuais acima do valor observado no mês anterior.

De acordo com a última informação disponível para os países membros da Zona Euro relativa a Fevereiro de 2008, o IHPC português registou a segunda menor taxa de variação homóloga (2,9 por cento), a par com a Alemanha.

O valor médio da Zona Euro é de 3,3 por cento.

O índice harmonizado de preços no consumidor apresentou entre Fevereiro e Março de 2008 uma variação de 1,5 por cento, duas décimas de ponto percentual superior à observada no período homólogo.

A variação média dos últimos 12 meses aumentou para 2,6 por cento (2,5 por cento em Fevereiro).

Redação