economia

Sindicatos FP vão pedir aumentos intercalares

Os sindicatos da Função Pública vão pedir aumentos intercalares. Frente Comum e Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado recordam que, este ano, os aumentos foram de 2,1 por cento quando a inflação, em Março, atingiu os 3,1 por cento, segundo dados no INE divulgados esta segunda-feira.

Hoje o Instituto Nacional de Estatística revelou que, em Março, a inflação homóloga acelerou para os 3,1 por cento, contra 2,9 por cento registados em Fevereiro.

Valores que estão muito acima dos aumentos salariais aprovados pelo Governo para 2008 e que se ficaram pelos 2,1 por cento.

Perante estes dados, Bettencourt Picanço, do Sindicato dos Quadros técnicos do Estado, defende que o executivo deve recuar na decisão de não fazer aumentos intercalares e avançar com a subida dos salários de acordo com a inflação.

«Nesta reunião não vamos deixar de falar na questão [dos aumento salariais] porque ainda nem estamos a meio do ano e já vamos com esta inflação que tem as consequências que sabemos sobre os salários e pensões», salienta o sindicalista.

Já amanhã, o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado vai pedir um aumento intercalar dos salários da função pública. Também a Frente comum vai fazer o mesmo pedido.

A sindicalista Ana Avoila diz que os números da inflação só vêm comprovar aquilo que os trabalhadores já sentem nos bolsos.

«Isso é demonstrativo daquilo que já tínhamos dito sobre a vida dos trabalhadores e que o Governo tem de ponderar a recusa de aumentar os salários da função pública», salienta a sindicalista.

Ana Avoila acrescenta que, se não houver aumentos, os «funcionários públicos vão fica muito penalizados em relação aos outros trabalhadores».

Redação