economia

Galp e Repsol reagem em alta a anúncio de petróleo no Brasil

As acções da Galp e da Repsol reagiram em alta ao anúncio feito pelo director da Agência Nacional de Petróleo do Brasil, que hoje revelou a descoberta de um super campo de petróleo no qual ele acredita que podem estar reservas acima dos 33 mil milhões de barris. A descoberta desta reserva ainda aguarda confirmação oficial.

Por volta das 12:17, os títulos da Galp Energia seguiam a valorizar 4,81 por cento, para 16,11 euros, apesar destas informações sobre uma nova descoberta na Bacia de Santos serem preliminares e da Galp, aparentemente, não integrar o consórcio do bloco BM-S-9, onde a Petrobras é a companhia exploradora com 45 por cento do consórcio.

A analista da Lisbon Brokers, Sara Amaral, disse à agência Lusa que a Galp Energia está presente nos dois blocos subjacentes (8 e 21) ao bloco 9, onde alegadamente poderá ter sido efectuada uma descoberta de 33 mil milhões de barris equivalentes de petróleo.

O BPI, numa nota de 'research' hoje divulgada, refere que este anúncio tem um impacto muito positivo sobretudo para a Repsol e para a Sacyr e, indirectamente, para a Galp que apesar de não integrar o consórcio explorador tem investimentos na região, convidando os investidores a assumirem maiores riscos na exposição.

Os títulos da Repsol seguiam às 12:37 horas a valorizar 9,87 por cento, para 25,82 euros.

Redação