economia

Barril do petróleo atinge 122 dólares

O petróleo bateu, esta tarde, um novo recorde no mercado de Nova Iorque. Já é a segunda vez esta terça feira. O barril de crude atingiu o preço histórico de 122 dólares.

Também em Londres, o mercado de referência para a nossa economia, se assinalou esta manhã um novo recorde. O barril do brent, o petróleo do mar do norte, cotou-se acima dos 119 dólares.

A subida do preço do petróleo está relacionada com receios de perturbações dos fornecimentos na Nigéria.

Como na segunda-feira, a tendência altista explica-se devido às tensões geopolíticas, embora também jogue a fraqueza do dólar face ao euro.

Na Nigéria, os ataques rebeldes do Delta do Níger têm forçado a Shell a reduzir a produção de petróleo e estão a levantar receios quanto à redução do fornecimento.

A Royal Dutch Shell confirmou hoje que o ataque rebelde deste fim-de-semana danificou uma das suas instalações na Nigéria, onde a violência e conflitos sociais já cortaram a produção.

Interrupções de fornecimento poderão levar o barril de crude para entre os 150 e os 200 dólares daqui a dois anos, segundo um relatório da Goldman Sachs hoje divulgado.

A tensão com o Irão, depois do governo iraniano ter rejeito segunda-feira os incentivos económicos oferecidos por cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, mais a Alemanha, para que suspenda o seu programa nuclear, está também a pressionar os preços em alta.