economia

GEOTA diz que estudo ambiental demora pelo menos um ano

O Presidente do GEOTA, o Grupo de Estudos do Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), estranha a rapidez com que foi feita a avaliação ambiental Estratégica sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa, afirmando que um estudo deste género demora cerca de um ano.

Esta tarde, o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, admitiu que ainda não leu o documento na íntegra, revelando apenas que o documento elaborado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, continua a apontar o Campo de Tiro de Alcochete como a localização mais acertada.

Escutado esta noite pela TSF, Carlos Nunes Costa, o ambientalista e presidente do GEOTA, estranha a rapidez com que foi feita a avaliação ambiental estratégica aos terrenos do Campo de Tiro de Alcochete. Considera que neste espaço de tempo não é possível um levantamento exaustivo.

«Uma obra desta envergadura exige estudos rigorosos e aprofundados que não se compadecem com estes 'timings'», afirma Nunes Costa salientando «que um estudo de impacto ambiental demora em média mais de um ano».