Conteúdo patrocinado. A apenas 400 km este de Estocolmo, 300 km oeste de São Petersburgo e 80 km norte de Tallinn, Helsínquia é um ponto obrigatório no seu roteiro pela Escandinávia.
Com uma atmosfera descontraída, aqui a história é contada por protagonistas muito peculiares e especiais, erguidos ao longo dos anos e que assistiram a alguns dos episódios mais importantes da História moderna do século XX.
Ao todo, são cerca de 250 as obras de arte que a capital finlandesa alberga a céu aberto e que lhe conferem o estatuto de cidade museu, alargando assim a área do Museu de Arte de Helsínquia (MAH) muito para lá das suas paredes sólidas.
Na Praça dos Três Forjadores, na interceção entre Aleksanterinkatu e Mannerheimintie, por exemplo, há uma estátua que guarda marcas de um bombardeamento da II Guerra Mundial: Os Três Forjadores. Já na Kauppatori - Praça do Mercado - a Merenneito, ou Havis Amanda, assistiu de um lugar privilegiado a diversos eventos como as celebrações dos campeonatos mundiais de hóquei no gelo ou às festividades que marcaram a primeira vitória da Finlândia no Festival da Eurovisão, já no século XXI.
Mesmo nos dias mais frios do inverno, Helsínquia revela-se uma verdadeira pérola pronta a ser descoberta por quem, como você, a explora em busca de "estórias" para contar das suas viagens.
Perca-se nos segredos desta cidade e descubra aqui mais curiosidades sobre a capital finlandesa, um destino onde nunca se sentirá só, mesmo que viaje a solo.