O PSD vai enviar ao Presidente da República e ao Provedor de Justiça o relatório da ERC, que dá conta de diferenças no tratamento noticioso entre o PS e o PSD na RTP. Os social-democratas voltaram, esta terça-feira, a acusar o Governo de manipular a televisão pública.
O PSD anunciou, esta terça-feira, que vai enviar ao Presidente da República e ao Provedor de Justiça o relatório da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), que dá conta de desvios no equilíbrio necessário ao pluralismo politico-partidário na RTP.
No relatório divulgado esta segunda-feira, a ERC refere que existe um «relativo excesso de presença do Governo e PS» e de uma «sistemática sub-representação do PSD nos diferentes serviços de programas da RTP», entre Setembro e Dezembro do ano passado.
«Vamos enviar o relatório da entidade reguladora ao Presidente da República e ao Provedor de Justiça, que tem especiais competências na avaliação das matérias relacionadas com direito, liberdades e garantias», solicitando-lhe que analise o relatório e eventualmente «emita uma recomendação», disse o deputado Agostinho Branquinho.
Em conferência de imprensa, o PSD voltou ainda a acusar a televisão pública de fazer parte da máquina de manipulação do governo socialista.
Os social-democratas não aceitam os argumentos apresentados pela RTP para justificar as diferenças de tratamentos, nomeadamente a que se refere à Presidência Portuguesa da União Europeia, que decorreu no segundo semestre do ano passado.
Para o PSD, a Presidência Portuguesa da UE não pode fazer esquecer que os partidos da oposição também têm uma agenda política.