portugal

Direcção propõe directas a 24 de Maio e Congresso entre 6 e 8 de Junho

A direcção social-democrata vai hoje propor ao Conselho Nacional do PSD a realização de eleições directas a 24 de Maio e um congresso em Guimarães, entre 6 e 8 de Junho, anunciou o secretário-geral do partido.

À entrada para a reunião do Conselho Nacional do PSD, num hotel de Lisboa, José Ribau Esteves salientou que a proposta da Comissão Política «é uma proposta aberta» e que o objectivo é obter hoje «um consenso» em relação ao processo eleitoral.

O presidente do PSD, Luís Filipe Menezes, anunciou quinta-feira à noite que iria propor a realização de eleições directas antecipadas a 24 de Maio e que estaria «fora da corrida».

Hoje, Ribau Esteves confirmou que essa é a data que a direcção do PSD vai propor aos conselheiros nacionais do partido.

Contudo, o secretário-geral do PSD afirmou que «há todo o espaço para se fazerem ajustamentos, nomeadamente de datas».

«Já estivemos a falar com todas as candidaturas conhecidas. Há uma perspectiva, já trocamos impressões, de trocar de 24 para 31, por exemplo», referiu.

Ribau Esteves acrescentou que a direcção do PSD vai também propor a constituição de «uma comissão eleitoral que acompanhe o processo, composta pelo secretário-geral e por um representante de cada uma das candidaturas».

O secretário-geral do PSD expressou o desejo de que a escolha do sucessor de Luís Filipe Menezes «tenha a máxima transparência» e seja feita na base da discussão política, da escolha das pessoas, da motivação e não das discussões «que estragaram tanto o processo eleitoral de há seis meses atrás».