portugal

CDS quer que Governo explique falha na reestruturação

O CDS-PP quer que o Ministro da Administração Interna vá ao parlamento explicar o que falhou na reestruturação das forças de segurança dando origem a casos como o que se passou em Moscavide, em que um grupo de homens invadiu as instalações da PSP quando havia apenas um agente de serviço.

O deputado Nuno Magalhães diz que é preciso saber porque é que numa área com mais de 12 mil habitantes, como Moscavide, existem apenas 44 agentes da PSP.

«Nós achamos essencial que o Governo explique como é que numa área com 12 mil habitantes e com índices de criminalidade elevados apenas existem 44 agentes, num rácio de um por cada 272 habitantes», salienta o deputado.

«Esta é a prova do falhanço da reestruturação das forças de segurança, que deixaram a área metropolitana de Lisboa com menos polícia», acrescenta salientando que esta situação «é impossível» de manter.

Nuno Magalhães fundamenta assim o pedido de explicação ao Governo com aquilo que chama de «falhas detectadas» na política de reestruturação das forças de segurança do actual executivo.

«Está na altura do ministro da Administração Interna admitir o que falhou na reestruturação das forças policiais», e «o que falhou foi uma falta de previsão» das necessidades dos cidadãos ao nível da segurança.

O CDS-PP aguarda agora resposta ao pedido de explicações já formalizado ao Ministro da Administração Interna, na Assembleia da república.