portugal

Grupo de trabalho existe e está em actividade, diz Leonel Carvalho

O ministro da Administração Interna negou a existência de um grupo de trabalho para estudar medidas que reforcem a segurança dos tribunais, mas o director do gabinete coordenador de segurança, Leonel Carvalho, revelou à TSF que esse grupo não só tem vindo a trabalhar como já definiu um conjunto de medidas que em breve vão ser apresentadas ao governo.

Rui Pereira ter-se-á esquecido, mas o grupo constituído por representantes de vários órgãos judiciais, assim como da PSP, GNR e gabinete coordenador de segurança, tem já trabalho pronto para apresentar.

A revelação é feita por Leonel Carvalho, director do Gabinete Coordenador de Segurança, que embora não divulgue as medidas que são propostas, afirma que o relatório, que resulta de várias reuniões, vai ser apresentado em breve ao governo.

«O grupo de trabalho reúne com uma periocidade de cerca de uma vez por mês. Já no mês de Abril entregou um relatório que ficou ultimado e neste está em apreciação no Conselho Superior de Magistratura. Esse relatório faz o levantamento dos problemas e propõe algumas soluções que neste momento estão a ser apreciadas e naturalmente que aponta medidas de segurança para os tribunais quer no interior quer no exterior, quer dos próprios magistrados em geral», adiantou.

Leonel Carvalho sublinha ainda que o reforço da segurança dos tribunais não se fará sem dinheiro.

«Se há segurança tem que haver investimento quer em termos tecnológicos, quer em materiais e pessoas, eventualmente viaturas. É um gasto que terá que ser efectuado, agora qual será a sua dimensão não faço a mínima ideia», afirmou director do gabinete coordenador de segurança.