O candidato a presidente do PSD Pedro Passos Coelho disse esta terça-feira concordar com a possibilidade de despedimento por inadaptação proposta pelo Governo, mas considerou demasiado rígidas as regras propostas para os contratos a termo.
Na sede da UGT, Passos Coelho assumiu o meio-termo. O candidato à liderança do PSD disse ainda compreender algumas preocupações dos sindicatos, mas admitiu também ter alguma proximidade com a proposta do Governo.
Pedro Passos Coelho não esconde que a revisão do código do trabalho é uma proposta tímida, apesar de ter encontrado o que chama alguns aspectos positivos.
No dia do 34º aniversário do PSD, o candidato à liderança social-democrata reuniu-se durante cerca de hora e meia com o secretário-geral da UGT, João Proença, na sede daquela central sindical, em Lisboa.
Sobre as novas regras propostas pelo Governo socialista, Passos Coelho disse ter «algumas apreensões, sobretudo com a introdução de uma maior rigidez na contratação, quando se faz por exemplo a discriminação negativa dos contratos a termo».
«Parece-me que introduz alguma rigidez onde deveríamos ter mais flexibilidade. Nesta fase nós precisávamos de atrair mais pessoas ao trabalho e à empregabilidade e não criar maiores factores de rigidez», defendeu.
De acordo com Passos Coelho, «nos próximos dois, três anos» os contratos a termo servirão «para um conjunto grande de portugueses que não tem outra possibilidade de sobreviver socialmente senão a de agarrar uma oportunidade de trabalho».
«No que respeita ao trabalho temporário, e eu tenho vindo a insistir nisto, necessitamos é de colocar as pessoas mais rapidamente dentro do sistema de trabalho e não fora», insistiu.
Questionado se concorda com a possibilidade de despedimento por inadaptação proposta pelo Governo, o candidato a presidente do PSD respondeu: «Claramente sim, é uma das linhas que eu entendo que deve ser prosseguida. Devemos relativamente à contratação torná-la mais fácil e isso significa também poder tornar o despedimento com fundamento na inadaptabilidade mais flexível, mais fácil».