portugal

Juízes contra nomeação de não magistrado

A Associação Sindical de Juízes está contra a nomeação de Almeida Rodrigues para director nacional da PJ por este não ser magistrado e estar sujeitto a uma hierarquia. António Martins lembra que os magistrados não estão sujeitos a hierarquias.

A Associação Sindical de Juízes está contra a nomeação de Almeida Rodrigues para a Direcção Nacional da Polícia Judiciária, uma vez que acredita que está decisão pode ser o início de um caminho que leva a PJ a ficar sem magistrados.

Em declarações à TSF, António Martins frisou que não coloca em causa o nome de Almeida Rodrigues e que não releva qualquer «perspectiva colectiva», mas que esta escolha é o «sinal dos tempos».

«É o sinal de que não se pretende uma efectiva polícia de investigação capaz de combater e investigar os crimes que tocam os poderosos, tráfico de influências, branqueamento de capitais e outros crimes desta natureza», acrescentou.

António Martins adiantou ainda que a vantagem de ter um magistrado na liderança da Polícia Judiciária tem a ver com a sua não subordinação a nenhum poder, o que não acontece com um polícia de carreira.

«O dr. Almeida Rodrigues é um elemento da própria polícia de investigação, subordinado a uma hierarquia e naturalmente subordinado ao ministro da Justiça. Qualquer magistrado não está subordinado ao Ministério da Justiça», acrescentou.

Segundo a edição desta quarta-feira do Correio da Manhã, há um incómodo corporativo na PJ entre magistrados e procuradores, elementos que desempenham funções como directores nacionais adjuntos.