O presidente do Governo regional dos Açores, que se pronunciou pela primeira vez sobre a possível contaminação de solos e aquíferos nos terrenos próximos à Base das Lajes, assegurou que o assunto está a ser estudado e terá a atenção devida por parte do executivo regional. Carlos César garantiu ainda que todas as decisões e respostas dos estudos serão tornadas públicas.
Carlos César pronunciou-se esta sexta-feira, pela primeira vez sobre a possível contaminação de solos e aquíferos nos terrenos próximos à Base das Lajes.
A este respeito, o presidente do Governo Regional dos Açores tranquilizou os habitantes da Ilha terceira, assegurando que o assunto está a ser estudado e terá toda a atenção do executivo regional.
Carlos César garantiu ainda que todas as decisões e respostas dos estudos serão tornadas públicas.
«Este assunto está a ser estudado, a água que está a ser consumida é de boa qualidade. Apurado o assunto, o Governo Regional tornará público todos os aspectos que dizem respeito à indagação feita e tomará todas as decisões necessárias para salvaguardar a saúde pública e a tranquilidade dos cidadãos», afirmou.
Carlos César disse ainda não colocar em causa quem poderá eventualmente ter culpa nesta matéria, mas garantiu que o eventual prevaricador será responsabilizado pelos actos cometidos, quer seja do governo regional ou não.
Entretanto, o Departamento de Relações Públicas admitiu, num esclarecimento, que «existem identificados na Base Aérea das Lajes (Ilha Terceira) solos contaminados com hidrocarbonetos mas superficialmente e pouco preocupantes».
De acordo com o esclarecimento da FAP «seria de esperar de uma infra-estrutura com estas características nalguns locais muito específicos, onde estiveram ou estão instalados tanques de combustível ou linhas de abastecimento que existam solos contaminados com hidrocarbonetos».