portugal

BE e PCP acusam Sócrates de radicalismo

PCP e Bloco de Esquerda dizem que José Sócrates está a tomar uma atitude radical perante as críticas ao Código de Trabalho. José Sócrates acusou este sábado os dois partidos de esquerdismo radical.

As críticas de José Sócrates à oposição de esquerda já mereceram resposta do PCP e do Bloco. Pelos comunistas, Francisco Lopes, fala em radicalismo do Governo.

«É o habitual [de José Sócrates] para tentar esconder o radicalismo do Governo no confronto com os trabalhadores», um radicalismo «que está a ultrapassar o PSD e o CDS», critica o comunista.

Já Francisco Louçã, o líder do Bloco de Esquerda, considera que esta reacção do primeiro-ministro é o espelho das críticas que tem sido alvo dentro do próprio PS.

«É evidente que o primeiro-ministro tem uma fixação de tentar convencer os militantes PS da bondade da política dos despedimentos facilitados, lançando ataques à esquerda», acusa Louçã.

O líder do BE salientou que há actualmente «mais desempregados, mais precariedade, mais pobreza, os preços e os juros aumentaram, o que implica mais dificuldades, e a resposta do PM é facilitar os despedimentos».

Bloco de Esquerda e PCP devolvem as críticas e reiteram que a proposta de revisão do Código de Trabalho é um ataque aos direitos dos trabalhadores.