Sociedade

Mesa do Bairro: mesa portuguesa no velho mercado

© Facebook/mesadobairro

O velho mercado foi recuperado e um restaurante trouxe vida nova a um bairro tranquilo de Lisboa. No espaço moderno e acolhedor, a cozinha tradicional e os petiscos marcam pontos.

O mercado era um dos pontos centrais do bairro lisboeta de habitações sociais do Arco do Cego, construído nos anos 30 do século passado, em plena vigência do Estado Novo.

Mais de sete décadas volvidas, o velho mercado ganhou outras valências e animação: passou a albergar o restaurante Mesa do Bairro, cuja localização - perto da Culturgest e do Campo Pequeno -- é, por si só, mais-valia nada despiciente. Está situado numa zona calma da capital, longe da pressão turística, e onde estacionar não é tarefa impossível.

O piso térreo é ocupado por uma vasta garrafeira; no andar superior, a sala do restaurante, moderna, confortável, com ambiente descontraído e tranquilo e onde se destacam os vários tons de madeira como elemento decorativo. Mais acima, o terraço, muito agradável, que funciona como bar mal a noite cai,

O restaurante faz da cozinha regional portuguesa a base e da partilha um conceito que, à mesa, eleva o grau de convivialidade.

Na melhor tradição portuguesa, petiscos não faltam: peixinhos da horta; cogumelos gratinados; pataniscas; ovos mexidos com farinheira; fígados com maçã verde; pratinho com presunto; cogumelos com queijo de Azeitão e o excelente pica-pau.

A oferta não se esgota nestas propostas: coelho à vilão; brás de chouriço; foie gras com compota de maçã e os já famosos pastéis de massa tenra, que podem ter arroz e grelos como acompanhamento.

Noutro capítulo, as sugestões podem incluir vinagreta de polvo; torricado de bacalhau fumado; lulinhas fritas com alho, salsa e coentros; sapateira recheada e ameijoas à Bulhão Pato

Mais substanciais, vários tipos de bife; atum braseado com puré de feijão frade; bacalhau á lagareiro; rabo de boi; bochechas de vitela confitadas em vinho tinto e ainda o jarrete de novilho.

Na doçaria, destaca-se o icónico pastel de nata com gelado de canela.

Garrafeira de nível elevado, com mais de uma centena de referências e vinho a copo.

Serviço simpático.

Com tão boas e saborosas razões, sentemo-nos à Mesa do Bairro. Em Lisboa.

Onde fica:
Localização: R. Reis Gomes 10, 1000-291 Lisboa
Telef.: 218 470 268