Sociedade

Casas inundadas, queda de árvores e feridos. Temporal provoca danos em todo o país

Braga, 02/01/2014 - Um automóvel ficou atascado, esta tarde, na Rua Maria Amélia Bastos Leite, em Ferreiros. A estrada ficou submersa pela subida do Rio Este e o condutor conseguiu sair com muita dificuldade. Após ver a viatura ser retirada pelos Bombeiros Sapadores, o homem sentiu-se indisposto e foi levado para o Hospital de Braga. Na foto: O emigrante conseguiu sair do carro a muito custo ( Paulo Jorge Magalhães / Global Imagens ) Paulo Jorge Magalhães / Global Imagens

A chuva e vento fortes desta quinta-feira provocaram 970 ocorrências.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou entre as 18h00 de terça-feira e as 15h00 desta quinta-feira 970 ocorrências em Portugal continental.

Segundo a ANPC, as principais ocorrências estiveram relacionadas com quedas de árvores e de estruturas, limpeza de vias, devido à queda de neve, e inundações.

Os dados sobre as ocorrências foram avançados ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que hoje à tarde visitou a ANPC, no âmbito do Dia da Proteção Civil, e participou num 'briefing' no centro de comando, onde foi feito um balanço relativamente ao mau tempo que se regista no país desde terça-feira.

A Proteção Civil indicou também que Viseu é o distrito com mais ocorrências, com 156, seguido de Faro, com 118, e Lisboa, com 100.

De acordo com a ANPC, estão encerradas oito estradas nos distritos de Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Lisboa.

A agitação marítima tem provocado galgamento de água em algumas zonas costeiras, como Ericeira, Algarve, Aveiro, Trafaria e marginal de Cascais.

Também devido à agitação marítima estão encerradas 15 barras marítimas e condicionadas seis.

Vento forte provoca um ferido

Em Beja, o vento forte danificou uma tenda do Campeonato Nacional das Profissões em Beja, o que provocou um ferido e levou à evacuação de espaços e à suspensão das iniciativas, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros.

"O vento forte fez com que caísse em cima de uma pessoa uma peça metálica da estrutura que suportava uma das tendas" instaladas no espaço exterior da quinta onde decorriam provas do campeonato, explicou à Lusa o comandante dos Bombeiros de Beja, António Guerreiro.

Trata-se da Quinta de Santo António, situada perto da cidade e onde funciona o serviço de Formação Profissional de Beja, disse, referindo que a vítima ficou ferida e foi assistida pela equipa de prevenção dos bombeiros que estava no local e depois transportada para o hospital de Beja.

Fonte oficial do hospital indicou à Lusa que a vítima é uma mulher, de 37 anos, residente em Beja, que está em observação e a realizar exames no serviço de urgência da unidade de saúde.

Na sequência do incidente, explicou o comandante, foi acionado o plano de emergência e, por precaução, a organização, a cargo do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), evacuou espaços da quinta onde estavam instaladas tendas e decorriam iniciativas do campeonato, nomeadamente provas.

A organização também suspendeu as últimas provas e a mostra de profissões para crianças da competição.

No Algarve, um fenómeno extremo de vento acompanhado de granizo e chuva causou destruição na doca de Faro, provocando ainda a queda de árvores e danos em habitações. O acesso a zonas perto do mar está interdito.

Em Lisboa, uma árvore de grande porte caiu sobre vários carros, em Benfica devido à chuva e ventos fortes que se fizeram sentir ao longo da madrugada e a Câmara Municipal de Oeiras viu-se obrigada a encerrar a estrada Marginal entre Paço D'Arcos e o Alto da Boa Viagem, no sentido Cascais-Lisboa, devido à agitação marítima.

Na Madeira, o presidente do Governo Regional disse que os danos na região ultrapassam "as centenas de milhares de euros".