Mundo

Avião de carga russo cai e faz 39 mortos na Síria

epa06584699 (FILE) - A handout photo provided by the British Ministry of Defence (MoD) on 09 June 2015 of a Russian Antonov AN-26 'Curl' aircraft photographed from a Royal Air Force (RAF) 'Typhoon' jet over the Baltic, 08 June 2015. Reports 06 March 2018 state Russian Defense Ministry has confirmed a Russian Antonov AN-26 military transport plane has crashed at the Khmeimim Air Base in Syria, killing 26 passengers and six members of the crew. EPA/RAF / BRITISH MINISTRY OF DEFENCE/HANDOUT MANDATORY CREDIT: CROWN COPYRIGHT HANDOUT EDITORIAL USE ONLY/NO SALES Ministério da Defesa britânico via EPA

O avião An-26 despenhou-se a 500 metros da pista na base aérea que a Rússia ocupa no país.

As autoridades russas anunciaram a morte de 39 pessoas que seguiam a bordo de um avião de carga que se despenhou, esta terça-feira, junto à pista de aterragem da base aérea da Rússia na Síria.

"Segundo dados mais precisos, a bordo do avião de transporte AN-26 (...) seguiam 33 passageiros e seis tripulantes. Eram todos militares das Forças Armadas da Rússia", anunciou o ministro em comunicado.

O ministro descartou a possibilidade de que o avião tenha sido abatido, ao assegurar que o engenho "não foi alvo de disparos".

Num outro comunicado lançado pouco depois da queda, as forças militares russas tinham adiantado que "de acordo com dados preliminares, o acidente poderia ter sido causado por uma falha técnica".

O AN-26 despenhou-se por volta das 12h00 em Lisboa (15h00 em Moscovo) e a cerca de 500 metros da pista de aterragem e descolagem da base aérea.

Citada pela agência russa Interfax, a porta-voz do Comité de Instrução russo, Svetlana Petrenko, anunciou "a abertura de uma investigação penal" com base na violação de regras de preparação do voo.

A oficial russa disse que a organização já formou um grupo de operações e que está pronto para "realizar todos os procedimentos necessários"

A Rússia, um aliado do Presidente da Síria, Bashar Al-Assad, utiliza uma base militar no país, perto da costa do Mediterrâneo.

[Notícia atualizada às 18h55]