Sociedade

"Se tudo correr bem", navio encalhado é retirado esta quarta-feira

O navio Betanzos com bandeira espanhola está encalhado desde as 01:00 de hoje junto ao farol do Bugio, na foz do rio Tejo, ao largo de Lisboa, com 10 tripulantes a bordo, 06 de março de 2018 em Oeiras. TIAGO PETINGA/LUSA +++QUALIDADE REDUZIDA+++ Tiago Petinga/Lusa

O capitão do Porto de Lisboa disse à TSF que foram retomadas as operações para remover o navio que está encalhado no Bugio desde a madrugada de segunda-feira.

As operações para retirar o navio espanhol encalhado no Bugio foram retomadas por cerca das 3h30 desta madrugada, mas voltaram a ser suspensas às 7h45, não tendo sido possível retirar o cargueiro, disse o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional

"As operações foram suspensas porque, com o puxão, o cabo de reboque partiu-se. Vai ser necessário voltar a colocar um cabo, o que deve demorar mais uma hora", disse o comandante Fernando Pereira da Fonseca.

Em declarações à TSF, o comandante Coelho Gil, da Capitania do Porto de Lisboa, explicou que "houve atrasos no restabelecimento do cabo de reboque, o que atrasou toda a operação de remoção do navio".

De acordo com a Capitania do Porto de Lisboa, as condições meteorológicas estão, esta quarta-feira, mais favoráveis aos procedimentos necessários. No entanto, a maré já começou a vazar pelo que as autoridades só poderão fazer uma nova tentativa de remoção do barco às 19h00.

Até ao momento, não foram detetados eventuais danos no navio encalhado. "Temos já um perito a bordo a fazer uma avaliação mesmo sumária do que poderá existir em termos de danos, mas não há qualquer dano visível", garantiu o comandante da capitania, acrescentando que, existindo danos, estes não serão "uma condicionante à manobra de reboque do navio".

"Se tudo correr bem, hoje as operações terminam", concluiu.

Notícia atualizada às 9h10, com informação sobre suspensão das operações de remoção do navio.