economia

Jardim Gonçalves aprova lista de Santos Ferreira

O fundador do BCP deu o seu aval à lista que Santos Ferreira vai apresentar para a liderança do banco. Jardim Gonçalves considera que esta lista dá «garantias de boa governabilidade do BCP».

O fundador do BCP deu o seu aval à lista que Carlos Santos Ferreira vai apresentar esta sexta-feira para a liderança do maior banco privado português, indica a imprensa económica desta sexta-feira.

Em declarações ao Diário Económico, Jorge Jardim Gonçalves confirmou que o nome do até agora presidente da Caixa Geral de Depósitos e das pessoas indicadas como fazendo parte da sua lista dão «garantias de boa governabilidade do BCP».

O Jornal de Negócios refere que a aprovação do até agora presidente do Conselho Geral do BCP terá sido feita na quinta-feira durante a última reunião do Conselho Superior do banco a que Jardim Gonçalves presidiu.

As listas dos nomes propostos para a futura administração e outros órgãos sociais do BCP terão de ser apresentadas até às 19:00 desta sexta-feira, o último dia do prazo dado pelo presidente da Mesa da Assembleia-geral do BCP.

Germano Marques da Silva estabeleceu este prazo para que estas propostas estejam «disponíveis à consulta dos accionistas a partir de 31 de Dezembro de 2007», ou seja, durante 15 dias até à realização da reunião magna dos accionistas.

A única lista oficialmente conhecida à liderança do conselho de administração do banco é encabeçada pelo actual presidente Filipe Pinhal, uma lista que deverá contudo ser retirada, depois de grande parte dos accionistas ter apoiado a lista de Santos Ferreira.

Segundo a agência Lusa, o até agora líder da CGD entregou na quinta-feira a alguns accionistas uma lista candidatos ao conselho de administração do BCP, que tem uma maioria de membros oriundos do próprio banco.

Entre esses membros estarão os quadros do BCP Paulo Macedo, José João Guilherme, Nelson Machado e Luís Pereira Coutinho. Já Armando Vara e Vítor Fernandes transitarão da CGD para o BCP junto com Santos Ferreira.