portugal

Presidência portuguesa foi um «sucesso», diz Cavaco

O Presidente da República classificou a Presidência Portuguesa da União Europeia como um «sucesso». Cavaco Silva disse ainda que o prestígio português sai «muito reforçado».

O Presidente da República classificou a Presidência Portuguesa da União Europeia, que termina no final de 2007, como um «sucesso», uma vez que «ajudou a União Europeia a ultrapassar o impasse institucional em que estava a mergulhar».

Em Matosinhos, Cavaco Silva explicou que tem de ser reconhecido «com justiça, o papel desempenhado pelo Governo», tendo considerado que Portugal sai desta presidência com o seu prestígio «muito reforçado».

«Tal como nas outras duas presidências portuguesas, Portugal, um país pequeno, marcou uma boa presença no contexto da União Europeia», adiantou o chefe de Estado.

O Presidente da República aproveitou ainda para destacar como «momentos históricos» desta presidência a assinatura do Tratado de Lisboa, a Cimeira Europa/Brasil e a Cimeira Europa/África.

Cavaco Silva esteve em Matosinhos para assistir à assinatura de um protocolo para o combate ao insucesso escolar que envolve a autarquia local, bem como escolas e empresários.

Depois de ter estado em Matosinhos, o Presidente da República deslocou-se a Vila do Conde, onde presidiu à cerimónia de inauguração da réplica de uma nau quinhentista, encomendada pela autarquia e que foi na sua maioria financiada pela União Europeia.

Estas deslocações fecharam um périplo presidencial no Norte e no Centro do país, que tinha começado na sexta-feira, com visitas a Oliveira de Azeméis e Porto.

Ainda antes de chegar a Lisboa, Cavaco Silva vai ainda a Alcanena, no distrito de Santarém, onde inaugura o Centro de Ciência Viva do Alviela.