vida

Primeira Loja do Cidadão de "segunda geração" abre hoje

A primeira Loja do Cidadão "de segunda geração" abre esta segunda-feira, em Odivelas, concentrando no mesmo espaço, além dos balcões tradicionais, um balcão de atendimento multiserviços e serviços públicos municipais.

O primeiro-ministro, José Sócrates, inaugurará esta manhã a Loja do Cidadão de Odivelas, que será também a primeira do país onde se poderá aceder a serviços públicos através da Internet com a ajuda de um funcionário.

«Há cada vez mais serviços electrónicos, mas ainda há muitas pessoas com dificuldade em usar as tecnologias da informação, pelo que nestas lojas de segunda geração haverá computadores com acesso à Internet que os cidadãos poderão usar com a ajuda de um funcionário», explicou o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira.

Outra novidade são os balcões de serviços municipais, como a atribuição de licenças e alvarás.

Quanto ao balcão multiserviços, permitirá aceder a diversos serviços, «mesmo que sejam de ministérios diferentes, num único atendimento, falando com um único funcionário», segundo o ministro Silva Pereira, para quem estas lojas de segunda geração têm como principal vantagem estarem «organizadas em função das necessidades das pessoas».

Os balcões integrados, como o balcão "Perdi a Carteira", que já existe nas actuais Lojas do Cidadão, integrarão também as de segunda geração.

Segundo o ministro, além do balcão integrado "Perdi a Carteira", haverá outros, como o "Espaço Empresa", onde «todos os serviços relativos à vida das empresas» poderão ser tratados.

Em 2008, o Governo espera abrir 30 Lojas do Cidadão semelhantes à de Odivelas em todo o país, «adaptando o tipo de serviços oferecidos à procura de uma determinada região», explicou.

Redação