A empresa Águas do Oeste pede às populações de Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos para não utilizarem água da rede pública até quarta-feira. Ao contrário do que tinha sido anunciado ao início da noite, a água nos concelhos de Alenquer, Torres Vedras e Mafra está em condições de consumo.
A empresa Águas do Oeste avisa a população de Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos para que não utilizem água da rede pública nem para beber nem para cozinhar, pelo menos até amanhã, quarta-feira, data em que serão conhecidas as análises à água.
Ao que adianta a empresa, foram detectadas algumas alterações na cor da água, que ainda não foram identificadas e estão agora a ser averiguadas.
Ao contrário do que tinha sido anunciado ao início da noite, a água nos concelhos de Alenquer, Torres Vedras e Mafra está em condições de consumo.
Em declarações à TSF, o presidente da câmara municipal de Torres Vedras, Carlos Miguel, tinha adiantado que a indicação para os habitantes não utilizem água da rede era apenas preventiva.
«Esta é apenas uma medida cautelar porque há uma espécie de uma nata branca em alguns depósitos e estamos à espera das análises [à água] o mais brevemente possível», explicou.
O autarca de Alenquer salientou que no concelho não há qualquer problema com a água e que as populações podem utilizá-la sem quaisquer restrições.
«As ordens que eu tenho indicam que, em Alenquer, a água está boa. Já pedi para me darem as análises urgentemente», disse Álvaro Pedro à TSF.
Há também um alerta na Marinha Grande, onde a Câmara Municipal aconselha as grávidas de Vieira de Leiria a não consumirem água da rede pública. Em causa está uma presença elevada de arsénio na água, detectado nas análises.