vida

Aconselhada fervura de água em Arruda e Sobral

A empresa Águas do Oeste aconselha a fervura água da rede pública em Arruda dos Vinhos e de Sobral de Monte Agraço, já que ainda se espera os resultados das análises da microbiologia a esta rede. A água de Alenquer, Torres Vedras e Mafra já pode ser consumida sem restrições.

Os habitantes de Arruda dos Vinhos e de Sobral de Monte Agraço foram aconselhados a ferverem a água da rede pública, enquanto não são conhecidos as análises da microbiologia da água destes concelhos.

Em declarações à TSF, uma responsável da empresa Águas do Oeste explicou que havia suspeitas em relação à presença de detergentes na água destes concelhos, tal como na água de Torres Vedras, Alenquer e Mafra, suspeitas que não se confirmaram.

«No que toca ao sistema de Arruda dos Vinhos/Sobral de Monte Agraço, os resultados obtidos até à data não se afiguram preocupantes, sendo que ficaremos mais descansados quando obtermos os resultados da microbiologia», afirmou Sandra Carvalho.

Já a água dos concelhos de Torres Vedras, Alenquer e Mafra já pode voltar a ser consumida «sem qualquer restrição», depois de na terça-feira à tarde a empresa ter desaconselhado o seu consumo.

«Estamos a fazer a renovação de todos os depósitos, portanto água que estava nos depósitos está a ser escoada. Sendo a água nova não haverá qualquer problema», concluiu.

Em comunicado, a empresa tinha esclarecido que «um dos parâmetros analisados (oxidabilidade) apresenta valores inferiores mas próximos do limite máximo admissível, apenas no caso do sistema que serve Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço».

A empresa tinha mandado realizar análises com urgência depois deter sido detectada uma película sobre a água nos depósitos de Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço, que interliga ao sistema de Alenquer, Torres Vedras e Mafra.