vida

Rui Pereira confia «plenamente» na investigação policial

O ministro da Administração Interna assegurou, esta quarta-feira, que confia «plenamente» na investigação policial que está a ser desenvolvida pelas autoridades em relação aos crimes de violência ocorridos no Porto.

No final de uma reunião realizada com todos os governadores civis, Rui Pereira disse confiar «plenamente na investigação que as autoridades judiciárias e o órgão de polícia criminal competente estão a desenvolver para responsabilizar os culpados pelos crimes graves e para desmantelar associações criminosas».

Sobre as detenções já efectuadas pela Polícia Judiciária (PJ), o ministro sublinhou que «a PJ sob a orientação do Ministério Público, tem desenvolvido uma actividade proficiente».

O governante referiu ainda que, após os últimos acontecimentos relacionados com criminalidade violenta, ocorridos no Porto, «têm sido dadas indicações para reforçar o patrulhamento e a PSP, em especial, tem prestado uma colaboração muito estreita à polícia que é competente em regime de exclusividade para investigação criminal, que é PJ».

«Pela parte das forças de segurança há uma actividade intensa, que, inclusivamente, se tem espelhado em acções conhecidas para detectar armas, para detectar drogas e para restituir em pleno, o sentimento de segurança aos portugueses», concluiu o ministro.

Rui Pereira anunciou ainda que, em 2008, as forças de segurança serão reforçadas com mais 2280 efectivos da PSP e da GNR.