vida

Natal com frio e neve no norte da Europa e EUA

O Natal no norte da Europa e Estados Unidos vai ser passado debaixo de mau tempo, muito frio e neve. Nos Estados Unidos, milhares de pessoas ficaram sem electricidade devido aos fortes nevões e muitos voos tiveram de ser adiados nos dois lados do Atlântico. Para Portugal, o dia de Natal deverá ser chuvoso e com neve nas terras altas.

O norte da Europa vai passar o Natal com frio, neve e chuva que obrigaram já ao cancelamento de alguns voos.

Para esta segunda-feira, o sistema europeu de alertas meteorológicos mantém a Noruega em alerta laranja, o segundo mais grave da escala com previsão de ventos fortes e neve, enquanto Espanha, França, Itália, Alemanha, Hungria, Holanda, Suécia, Islândia e Finlândia estão com alerta amarelo.

Na Grã-Bretanha, milhares de pessoas esperam hoje conseguir chegar aos seus destinos depois de vários voos terem sido cancelados no domingo devido ao nevoeiro denso que se fez sentir em Londres. Só no domingo foram cancelados 200 voos.

Portugal: chuva e neve para o dia de Natal

Para Portugal, o Instituto de Meteorologia (IM) prevê para esta véspera de Natal céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade, por nuvens altas, nas regiões do Norte e do Centro para o fim do dia.

Para amanhã, dia de Natal, o céu deverá apresentar-se geralmente muito nublado, por nuvens altas nas regiões do Sul até ao início da tarde. A chuva deverá sentir-se a partir da tarde, no litoral a norte do Cabo Carvoeiro, estendendo-se ao longo a todas as regiões do país. Para o final do dia, o IM prevê queda de neve nas regiões do interior Norte e Centro acima dos 1200 metros.

EUA: mau tempo provoca onze mortes

Nos Estados Unidos, pelo menos onze pessoas morreram neste domingo devido a um temporal na região central do país, com a forte queda de neve e o vento a deixarem milhares de casas sem electricidade. Muitas das vítimas sofreram acidentes de viação.

O mau tempo levou ao encerramento de várias auto-estradas foram encerradas. Só no Aeroporto Internacional de Chicago foram cancelados 150 voos e mais de 11 mil casas e escritórios, no Wisconsin, ficaram sem electricidade por causa da chuva, do gelo, do vento e do forte nevão.