vida

Gripe das Aves em exploração aviária

Cerca de 16 mil frangos de uma exploração aviária em Santo Estêvão das Galés, concelho de Mafra, vão ser abatidos devido à detecção do vírus da gripe das aves, indicou a Direcção-Geral de Veterinária.

O abate e destruição das cerca de 16 mil aves decorrerá esta segunda-feira.

O vírus da gripe aviária em causa pertence ao subtipo H5, o de menos mortalidade. Apareceu numa zona que estava dentro do perímetro de segurança estabelecido pela Direcção-geral de Veterinária por causa de uma exploração de perdizes na qual, no dia 21, tinha sido descoberta a mesma maleita.

As autoridades estabeleceram agora um novo perímetro de segurança de um quilómetros em torno da exploração afectada em Santo Estêvão das Galés, sendo que na área em causa não há quaisquer explorações que se dediquem à produção ou comercialização de aves.

Agrela Pinheiro, direcção-geral de Veterinária, já salientou em declarações à TSF que não há perigo para a saúde pública nem para o consumo.

«Nada tem a ver com problemas de consumo ou de saúde pública. É um problema estritamente veterinário», explicou o responsável, adiantando que o abate das aves pretende «impedir a propagação de vírus deste tipo a explorações comerciais».